AJUDA AOS MANIFESTANTES SEM FOCO!
O Brasil é constituído por 03 Poderes:
Executivo, Legislativo e Judiciário
Cada um destes devem se equilibrar entre a autonomia e a intervenção nos demais poderes. Dessa forma, cada poder não pode ser desrespeitado nas funções que devem cumprir.
O Poder Executivo - Tem como função observar as demandas da esfera pública e garantir os meios cabíveis para que as necessidades da coletividade sejam atendidas no interior daquilo que é determinado pela lei. Dessa forma, mesmo tendo várias atribuições administrativas em seu bojo, os membros do executivo não podem extrapolar o limite das leis criadas.
Poder Legislativo - Tem como função congregar os representantes políticos que estabelecem a criação de novas leis. Dessa forma, aos serem eleitos pelos cidadãos, os membros do legislativo se tornam porta-vozes dos anseios e interesses da população como um todo. Além de tal tarefa, os membros do legislativo contam com dispositivos através dos quais podem fiscalizar o cumprimento das leis por parte do Executivo. Sendo assim, vemos que os “legisladores” monitoram a ação dos “executores”.
Poder Judiciário – têm por função julgar, com base nos princípios legais, de que forma uma questão ou problema sejam resolvidos. Na figura dos juízes, promotores e advogados, o judiciário garante que as questões concretas do cotidiano sejam resolvidas à luz da lei.
Foto: Facebook |
Nenhum comentário:
Postar um comentário