Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

domingo, 11 de abril de 2010

MILITARES DOS EUA MATAM CIVIS NO IRAQUE - VIDEO DIVULGADO - ANO 2007

Executados a sangue frio
Os militares dos EUA estão analisando um vídeo, divulgado nesta semana na internet, que mostra um ataque de helicópteros Apache que deixou 12 mortos em 2007 em Bagdá, incluindo dois jornalistas da ReutersAté então, o vídeo era secreto tamanha a brutalidade das imagens.A gravação mostra uma vista aérea de um grupo de homens andando em uma praça de Bagdá.O áudio que acompanha o vídeo reproduz a conversa entre os tripulantes do helicóptero.Os militares falavam "como se estivessem jogando um jogo de computador e seu desejo fosse obter placares altos com a morte de oponentes".
Postado por Georges Bourdoukan
Mortes de civis e repórteres da Reuters no Iraque
Vídeo denuncia mortes de civis e repórteres da Reuters no Iraque
Ataque partiu de helicóptero Apache dos Estados Unidos.
Autoridades americanas confirmaram autenticidade das imagens
Um grupo que promove o vazamento de materiais secretos, como forma de combater a corrupção nos governos e nas empresas, divulgou nesta segunda-feira um vídeo militar gravado em 2007 que mostra um ataque de helicópteros Apache que matou 12 pessoas em Bagdá, inclusive dois funcionários da agência de notícias Reuters.
O grupo, chamado WikiLeaks, disse em entrevista coletiva que obteve o vídeo criptografado, gravado em 12 de julho de 2007, junto a delatores militares, e que foi capaz de assisti-lo e investigá-lo depois de violar a codificação.
Uma fonte de defesa do governo dos Estados Unidos confirmou a autenticidade do vídeo, que reproduz a mira do armamento do helicóptero, e do respectivo áudio, com a conversa entre tripulantes.
Ele mostra uma vista aérea de um grupo de homens andando em uma praça em um bairro de Bagdá.

Os tripulantes identificam alguns dos homens como estando armados.


O WikiLeaks disse que entre os homens na praça estavam


Namir Noor-Eldeen, de 22 anos, fotógrafo da Reuters,


e seu assistente e motorista, Saeed Chmagh, de 40 anos.


Ambos morreram no incidente.


"A reunião na esquina alvejada tem cerca de nove pessoas", disse o porta-voz do WikiLeaks, Julian Assange.


O visor da mira segue os dois funcionários da Reuters, enquanto os tripulantes identificam suas câmeras como armas.
O helicóptero inicialmente dispara contra o pequeno grupo.
Minutos depois, uma van aparece, seus ocupantes começam a ajudar os feridos, e o helicóptero atira contra o veículo.

O editor-chefe da Reuters, David Schlesinger, disse, a propósito do vídeo, que as mortes dos dois colaboradores da agência foram "trágicas e emblemáticas dos perigos extremos que existem na cobertura de zonas de guerra."
"O vídeo divulgado hoje via WikiLeaks é uma evidência explícita dos perigos envolvidos no jornalismo de guerra e das tragédias que podem resultar", afirmou.
A Reuters tem pressionado os militares dos Estados Unidos a realizar uma investigação completa e objetiva sobre a morte de seus dois funcionários.
Um vídeo do incidente, feito de dois helicópteros Apache dos Estados Unidos, e fotos tiradas no local já haviam sido mostradas a editores da Reuters em Bagdá em 25 de julho de 2007, numa reunião não oficial.
Oficiais norte-americanos que apresentaram o material disseram que a Reuters deveria solicitar cópias sob a Lei de Liberdade de Informação.
O pedido foi feito no mesmo dia.


Assange disse discordar da avaliação dos militares de que o ataque era justificado.


"Acredito que, se essas mortes foram legais sobre as regras de engajamento (em combate), então as regras de engajamento estão erradas, profundamente erradas", disse ele, para quem os tripulantes agiram "como se estivessem jogando um jogo de computador, e o seu desejo fosse obter placares altos" com a morte de oponentes.
O WikiLeaks divulgou o vídeo no site www.collateralmurder.com.


Militares dos EUA matam civis - Parte 1


Wikileaks, uma organização que publica documentos de fontes anônimas que evidenciam a má conduta do governo e de corporações, publicou um vídeo mostrando um helicóptero Apache dos Estados Unidos atirando contra civis desarmados no Iraque. A Wikileaks afirmou que o video, filmado do cockpit do helicóptero, mostra um ataque de metralhadora calibre 30mm em um quarteirão no subúrbio de Bagdá, em Julho de 2007. A Wikileaks afirmou, ainda, que 12 civis foram mortos no ataque, incluindo 2 jornalistas, Namir Nour El Deen, e Saeed Chmagh, que trabalhavam pela agência de notícias Reuters. Primeira parte do vídeo. A Wikileaks existe para nos ajudar a divulgar e revelar materiais importantes para o mundo, mantendo o devido sigilo e anonimato de suas fontes. http://www.wikileaks.org/



Militares dos EUA matam civis - Parte 2


Tripulantes de helicópteros norte-americanos se divertem matando civis no Iraque:



Bastards, rebels and terrorists ????!

Bastards, rebels and terrorists são as palavras que me fizeram chorar ontem à noite. Essas imagens acima são o reflexo de tudo que escrevi até hoje e que tento expressar, ostentando dias melhores.

É contra tudo isso que luto, que lutamos, nós, de esquerda, ultrapassados, retrógrados e “comedores de criancinhas”. É por conta disso que ainda insisto, que ainda sinto vontade de estar aqui, gritando nesse vazio interminável e denso onde estamos metidos 24 horas, todos os dias.

Essas imagens são de um helicóptero Apache estadunidense, em Bagdá, de onde se comunicam os bravos soldados democráticos e libertadores com a torre em terra. Através do rádio, os soldados avisam: “Have five or six individuals with AK 47s” e daí pedem permissão para atirar, pois eles disseram que os “tais” carregavam fuzis e lançadores de granada.

A permissão foi dada e junto com ela surgiram tiros e uma nuvem de fumaça e sangue. A fumaça suja de sangue vinha de dois civis, jornalistas da Reuters, Namir Noor-Eldeen e Saeed Chmagh, mortos pelo exército norte-americano. Um deles ainda tenta, se arrastando, chegar a uma van preta que tenta também ajudá-lo, mas uma nova rajada de tiros detona o veículo, que possuía duas crianças no seu interior, que, por sorte, saíram apenas feridas.

Essa é só uma amostra do que acontece no Iraque. Milhares de vídeos como esse não são divulgados, por se tratarem as vítimas de civis anônimos e invisíveis.

O imperialismo é isso, para quem o defende. Os Estados Unidos da América são isso, para quem os defende. A democracia e a liberdade americanas são isso, para quem as cultua. Tudo que escrevo não é apenas raiva ou ódio do capitalismo ou imperialismo, mas indignação e tristeza com o que eles geram como consequência inevitável.

O maldito sistema pede sangue, morte e desprezo pela vida humana. Ninguém em sã consciência pode negar que isso é uma prática do capitalismo, e não apenas dos EUA. A guerra é um fator econômico, que compra vidas através da morte.

Declaração Universal dos Direitos Humanos? ONU? A maior democracia do mundo? Respeito pela dignidade humana? Paz? Tudo isso parece piada diante das imagens da verdade.

A mentira nos condena à moderação, aos caminhos da aceitação, à burra imparcialidade e à venenosa omissão. Essa é a verdade, meus amigos e amigas, essa é a mais pura verdade do que acontece todos os dias no planeta Terra.

Hugo Chávez, Mahmoud Ahmadinejad e Fidel Castro são criancinhas, comparados a pessoas como Reagan, Bush ou Obama.

O mundo precisa entender quem são os verdadeiros culpados pela nossa terrível situação como seres humanos. Saiamos desse conto de fadas falado em inglês e comprado em dólar. Precisamos entender e combater os verdadeiros Bastards, rebels and terrorists do mundo real.

*Felipe Liberal é colunista do Perspectiva Política às quintas e escreve no Twitter em @felipe_liberal
Iraqi family demands justice for US attack death
AlJazeeraEnglish — 6 de abril de 2010 — The US military says it has no reason to doubt the authenticity of a video leaked through the whistleblower website WikiLeaks showing a US military attack on a group of civilians in Iraq.In the 2007 attack, a US military helicopter fired on a group of Iraqis, killing 12 civilians, according to the website, including two employees of the Reuters news agency.The footage from a helicopter cockpit also shows a man stopping to help the injured, but he too is shot dead.In an Al Jazeera exclusive, Omar al-Saleh reports on the man's children, who were injured but survived the attack. (Apr 07, 2010)


Um comentário:

O Árabe disse...

Importante divulgar tudo isto, sim... é preciso restabelecer a verdade histórica. Boa semana, Bernardete!