Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

segunda-feira, 1 de maio de 2017

BELCHIOR - UMA MUDANÇA EM BREVE VAI ACONTECER

Você não sente, não vê...
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer...






Já dizia Belchior nos versos da canção Velha Roupa Colorida:
Você não sente, não vê
Mas eu não posso deixar de dizer, meu amigo
Que uma nova mudança em breve vai acontecer
O que há algum tempo era  jovem, novo
Hoje é antigo
E precisamos todos rejuvenescer
Belchior, assim como outros cantores souberam muito bem mostrar através dos versos de suas canções aquilo que há tempos os filósofos gregos já nos diziam: tudo está em movimento, tudo está em curso de mudança.
Por mais que queiramos nos prender a nossos portos seguros, nossas zonas de conforto, uma hora, cedo ou tarde a mudança bate a nossa porta, surge em nosso caminho, nos manda um telegrama, ou e-mail. Enfim, a mudança vem.
Peço ajuda novamente ao grande Belchior, ainda nesta mesma canção ele nos diz:
No presente a mente, o corpo é diferente
E o passado é uma roupa que não nos serve mais
A metáfora que o compositor usou nestes versos, creio eu, se refere aos pensamentos, às ideias. Sim, pensamentos e ideias velhas, são mesmo como roupas que não nos servem mais. Já dizia o cabeludo há cerca de dois mil anos que é preciso o homem velho morrer para o homem novo nascer (acho que é assim. Não sou um expert em Bíblia!).
Mas não é fácil livrar-se dessas roupas que não nos servem mais. As velhas roupas coloridas muito deram sentido à nossa existência. Mas pode chegar um momento que elas já não cabem em nós, que é preciso mesmo mudar. E mudar, muitas vezes, dói muito. A metáfora empregada por JC, é bastante contundente quando fala em morte. Mas se observarmos bem, livrar-se das velhas roupas coloridas se assemelha mesmo a matar alguém. Afinal de contas, estas ideias é que de certa maneira diziam quem somos ou éramos. Mudar um padrão de pensamento é realmente matar alguém.
Para finalizar recorro mais uma vez aos versos da canção do ilustre cearense:
O que há algum tempo era novo, jovem
Hoje é antigo
E precisamos todos rejuvenescer
Se tudo está em constante mudança, se a impermanência é a regra, se tudo está mesmo em movimento, então mais uma vez Belchior foi brilhante! Muito do que ontem achávamos de vanguarda, moderno, uo to date, já não é mais. Acredito que reconhecer que precisamos rejuvenescer é fundamental para não pararmos no tempo. Muita gente, por conta de um imenso apego as velhas roupas coloridas da mente não percebe essa passagem do tempo, ou que seu presente é muito diferente do que fora seu passado. E assim, muitos sofrem por conta disso.
Finalizo este texto no qual fui ajudado por Belchior e os versos de uma de suas mais belas canções, recorrendo a outra canção, desta vez recorro a um roqueiro da velha guarda do rock nacional. Estes versos do Lulu Santos complementam o que já disse Belchior:
Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
Fonte: parcial de alemdosoutdoors.org

Nenhum comentário: