Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

sexta-feira, 10 de abril de 2015

INCÊNDIO NO TERMINAL ULTRACARGO NA ALEMOA

Incêndio 
Hoje, (09/04/2015), o incêndio no terminal chegou ao oitavo dia. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o combustível presente em um dos tanques atingidos pelas chamas deverá terminar de queimar na madrugada de sexta-feira (10). Enquanto isso, o fogo poderá aumentar e diminuir diversas vezes. Neste momento, ainda há um terço de combustível no interior do equipamento. 
Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, José Roberto Rodrigues, a situação já era esperada. Isso porque existem gases nesse tanque. Quando esse vapor sai, ele entra em contato com o oxigênio, gerando uma combustão. “Essa chama não preocupa. É um tanque que está praticamente vazio”, explicou. 
Nas próximas horas, a corporação permanecerá resfriando esse tanque e os vizinhos a ele, com água e espuma, para impedir que as chamas se alastrem. ”Nesse momento, vamos procurar essas rachaduras e tentar estancar esses pequenos focos de incêndio. Tentar esfriar os tanques que estão nesse local e controlar todo o parque no sentido da temperatura”. 
Nesta sexta-feira (10) está prevista a chegada de técnicos de uma empresa dos Estados Unidos, especializada neste tipo de vazamento. Eles irão auxiliar no combate às chamas. “É um caso único no Brasil, diferente e que merece estudo”, comentou. 

Oito dias após incêndio atingir tanques, atividades da Ultracargo são embargadas

Todas as atividades da empresa ficam suspensas até que sejam cumpridas determinações legais

A Prefeitura de Santos embargou na noite desta quinta-feira (9) as atividades do Terminal Industrial Ultracargo, localizado na Alemoa. Conforme a Administração Municipal, com o embargo, a empresa, responsável pelo armazenamento e movimentação de produtos químicos e petroquímicos,  todas as atividades da empresa na Cidade ficam suspensas até que sejam cumpridas todas as determinações legais para garantir a segurança do local. 
O auto de embargo foi entregue no início desta noite por fiscais do Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (DEFEMP), da Secretaria de Finanças.
De acordo com a Secretaria de Finanças, o auto de embargo tem como base o inciso III, do artigo 617, do Código Municipal de Posturas, que autoriza suspensão das atividades “a estabelecimento comercial, industrial ou portador de serviço que estiver sendo prejudicial à saúde, higiene, segurança e sossego público e ao bem estar social”.
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) explica que a empresa precisará comprovar a segurança de sua operação para poder voltar a atuar. “Com o avanço das investigações e, posteriormente, a descoberta da causa do incêndio, teremos respostas concretas de quais medidas de segurança a empresa terá que tomar para voltar às suas atividades”, ressalta.
Em nota a Ultracargo informou que seu terminal em Santos sempre funcionou com todas as licenças e autorizações necessárias e que suas operações obedecem todas as legislações, regulações e normas técnicas aplicáveis. A companhia informa ainda que vai prestar todos os esclarecimentos necessários à Prefeitura e que continuará em cooperação com as autoridades.  
Segundo a Defesa Civil, queima de combustível impede que chamas sejam apagadas 

09/04/2015 - 19:54 - Atualizado em 09/04/2015 - 21:11




Nenhum comentário: