Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

segunda-feira, 9 de março de 2015

MITOS SOBRE O ESTADO ISLÂMICO

Desde que o grupo conhecido como ISIS ou "Estado islâmico" declarou o restabelecimento de um califado em 29 de Junho de 2014, o universo midiático relatou diversas ações realizadas pelo grupo, a mais recentemente, a execução de 21 cristãos coptas na cidade líbia de Sirte. Infelizmente, muitos jornalistas, acadêmicos e analistas têm disseminado em seus discursos que esses crimes são uma "normalidade" para um califado.
Por isso, eu senti que era necessário educar muçulmanos e não-muçulmanos sobre os valores islâmicos verdadeiros, para impedir o público de confundir o Islã com atos extremos. Além disso, é imperativo que os muçulmanos que são qualificados em matérias relacionadas com a shariah (lei islâmica) e história islâmica esgotaram seus esforços em educar as pessoas de todos os credos porém, nenhum sobre como é a vida sob um califado, como testemunhado por mais de mil anos de civilização islâmica.
-Valores islâmicos em prática
A governança islâmica é fundamentalmente baseada na justiça e compaixão. Estes são os valores centrais do Islã que são expressos através de uma sincera crença na existência de um único Deus, no qual seus servos (muçulmanos) procuram agir de uma forma que é agradável a Ele. Ao destacar-Lo para o culto e consciente de sua responsabilidade, um muçulmano é incentivado a agir de forma justa. O Alcorão afirma claramente a este respeito:
"Ó vós que credes, sejam firmes na sua devoção a Deus e testemunhem com imparcialidade: não deixe o ódio dos outros levá-los para longe da justiça, mas adiram à justiça, para que sejam mais perto de ser conscientes de Deus. Esteja conscientes de Deus:. Deus está bem inteirado de tudo o que vocês fazem"
"Ó vós que credes, defendem a justiça e deem testemunho de Deus, mesmo que seja contra vós mesmos, seus pais, ou seus parentes próximos. Se a pessoa é rica ou pobre, Deus pode cuidar melhor de ambos. Abstenha-se de seguir o seu próprio desejo, para que você possa agir com justiça -. Se você distorcer ou negligenciar a justiça, Deus está plenamente consciente do que você faz "
Assassinatos em massa, limpeza étnica, o sectarismo, a intolerância, matança de jornalistas, sequestros e outros males são o oposto do comportamento compassivo e misericordioso que é a marca de um verdadeiro Estado islâmico. Como afirma o Alcorão:
"E o que te fara entender o que É vencer como vicissitudes?
É libertar um escravo, alimentar em um momento de fome um órfão, parente ou uma pessoa pobre em perigo, e para ser um daqueles que acreditam e exortar mutuamente a firmeza e compaixão."

-Minorias sob o governo islâmico
No passado, quando esses valores foram praticados e internalizados, os muçulmanos que tinham autoridade política criaram uma sociedade que foi sem precedentes na história. Considerando o tratamento das minorias, como os judeus e os cristãos. O profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) no tratado de Medina disse:
"Cabe a todos os muçulmanos ajudar e estender tratamento simpático aos judeus que entraram em um acordo conosco. Nem uma opressão de qualquer tipo deve ser perpetrada contra eles, nem seus inimigos devem ser ajudados contra eles ".
A popular historiadora Karen Armstrong aponta como esses valores estabeleciam uma convivência sem precedentes:
"Os muçulmanos tinham estabelecido um sistema que permitiu que judeus, cristãos e muçulmanos vivessem em Jerusalém juntos pela primeira vez."
O historiador acadêmico judeu Amnon Cohen ilustra a aplicação prática dos valores islâmicos, e como os judeus da Jerusalém otomana eram livres e contribuíram para a sociedade:
"Ninguém interferia com a sua organização interna ou as suas atividades culturais e econômicas externas ... Os judeus da Jerusalém otomana gozavam de autonomia religiosa e administrativa dentro de um Estado islâmico, como um elemento construtivo, dinâmico da economia local e da sociedade que podiam contribuir para o seu funcionamento ".
Omar Ibn al-Khattab, o companheiro do profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) e o segundo califa do Islã, concedeu aos cristãos da Palestina liberdade religiosa, segurança e paz. Seu tratado com os cristãos palestinos, declarou:
"Essa é a proteção que o servo de Deus, Amir al-Mumineen (Líder dos fiéis), da para o povo da Palestina. Assim, a proteção para as suas vida, suas propriedade, igrejas, cruzes, para os doentes e sadios, e para todos os seus correligionários. Desta forma, suas igrejas não devem ser transformadas em casas de habitação, nem serão demolidas, nem qualquer prejuízo será feito contra eles ou para os seus gabinetes, nem para a sua cruz, e nem nada a ser deduzido da sua riqueza. Não há restrições a serem feitas em relação às suas cerimônias religiosas. "
Em 869, o patriarca de Jerusalém, Theodosius, confirmou a adesão dos muçulmanos ao Tratado de Omar:
"Os sarracenos [ou seja, os muçulmanos] mostram-nos uma grande boa vontade. Eles nos permitem construir nossas igrejas e observar nossos próprios costumes sem obstáculos. "
Estas narrativas históricas não são acidentes históricos, mas baseiam-se nos valores islâmicos intemporais de tolerância e misericórdia.
Conversão forçada
Conversões forçadas são totalmente proibidas no Islã e os muçulmanos não são permitidos, sob quaisquer circunstâncias, e converterem à força alguém. Isto é devido ao seguinte versículo do Alcorão:
"Não há compulsão na religião: a verdadeira orientação tornou-se distinta do erro ..."
Michael Bonner, uma autoridade sobre a história do início Islã, explica a manifestação histórica do versículo acima:
"Para começar, não houve conversão forçada, sem escolha entre o" Islã e a Espada ". A lei islâmica, seguindo um princípio corânico claro (2: 256), proíbe qualquer uma dessas coisas:. Dhimmis [não-muçulmanos sob domínio islâmico] são autorizados a praticar a sua religião. "
Um dos principais historiadores do Islã, Lacy O 'Leary, expõe os mitos atribuídos aos ensinamentos islâmicos:
"A história deixa claro, no entanto, que a lenda de muçulmanos fanáticos varrendo o mundo e forçando o Islã na ponta da espada sobre povos conquistados é um dos mitos mais fantasticamente absurdos que os historiadores já repetiram."
Imposto aos não-muçulmanos: Jizya
A autoridade do governo islâmico, com base em vários preceitos das escrituras, cobraram dos não-muçulmanos um tipo de imposto sobre o cidadão. Este imposto - conhecido como jizya - não era um fardo, e era geralmente menos do que o que os muçulmanos tinham de pagar como imposto. O imposto recaia sobre todos os adultos do sexo masculino, no entanto, as mulheres, as crianças, os doentes e os pobres eram isentos. Era pago no final de cada ano e os ricos não-muçulmanos teriam que dar 48 dirhams (o que equivale a cerca de 500 euros por ano), e os moderadamente ricos não-muçulmanos pagariam muito menos. Se alguém pudesse não pagar este imposto, não teria que pagar nada.
Na realidade, cabia às autoridades garantirem que o cidadão não-muçulmano tivesse o suficiente para alimentar suas famílias e manterem um padrão de vida decente. Por exemplo, Omar ibn' Abd al-Aziz, um dos califas do Islã, escreveu a seu agente no Iraque:
"Procure O Povo do Livro (cristãos e judeus) em sua área, que podem ter crescido crescido de idade (idosos), e são incapazes de ganhar (o próprio sustento), e forneça-lhes estipêndios regulares do tesouro para cuidar de suas necessidades."
A manifestação prática do imposto aos não-muçulmano pode ser encontrada na seguinte carta escrita por um rabino em 1453. Ele estava incitando seus correligionários a viajarem para terras muçulmanas depois das ondas de ataques contra judeus na Europa, e que eles estariam economicamente emancipado :
"Aqui na terra dos turcos não temos nada de que nos queixar. Possuímos grandes fortunas; muito ouro e prata estão em nossas mãos. Nós não somos oprimidos com impostos pesados e nosso comércio é livre e sem entraves. Ricos são os frutos da terra. Tudo é barato e cada um de nós vive em paz e liberdade ... "
Segurança e proteção
O profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) em narrações autênticas atribuídas a ele, disse:
"Aquele que prejudica uma pessoa sob o convênio, ou cobre mais do que ele pode, eu vou argumentar contra ele no Dia do Juízo."
"Aquele que machuca um dhimmi [a não-muçulmanos sob proteção muçulmano] me machuca." [18]
O jurista do século XIII, al-Qarafi praticamente explica os ensinamentos proféticos acima:
"O pacto de proteção nos impõe certas obrigações para com a Ahl al-dhimmah [não-muçulmanos sob proteção muçulmana]. Eles são nossos vizinhos, sob nosso abrigo e proteção mediante a garantia de Deus, Seu Mensageiro, e da religião do Islã. Quem viola estas obrigações contra qualquer um deles por tanto como uma palavra abusiva, por difamar sua reputação, ou fazendo-lhe algum dano ou auxiliando no mesmo, violou a garantia de Deus, Seu Mensageiro (que a paz esteja com ele), e da religião do Islã. "[19]
Em face do exposto, não é de admirar o Alcorão descreve o Profeta (que a paz esteja com ele) como "uma misericórdia para os mundos" , e que a misericórdia de Deus "abrange todas as coisas".
Quando esses valores foram realizados na história, as minorias foram protegidas, experimentaram a paz e elogiaram as autoridades muçulmanas. Por exemplo, Bernard, o Sábio, um monge peregrino, visitou o Egito e a Palestina, no reinado de al-Mu'tazz (866-9), e ele tinha o seguinte a dizer:
"... Os cristãos e os pagãos [muçulmanos] tem esse tipo de paz entre eles de tal forma que se eu estivesse indo em uma viagem, sobre um camelo ou um burro, que por ventura viessem a morrem, e eu tivesse que abandonar todos os meus bens, sem qualquer guardião, e fosse para a cidade em um outro animal de carga, quando eu voltasse, eu encontraria todos os meus bens ilesos: tal é a paz lá ".
O impacto sem precedentes e efeitos dos valores islâmicos, fizeram que as pessoas preferissem a misericórdia e tolerância do Islã. Reinhart Dozy, uma autoridade em início da Espanha islâmica, explica:
"... A tolerância ilimitada dos árabes também devem ser tidas em conta. Em matéria religiosa eles não colocaram pressão sobre nenhum homem ... os cristãos preferiam seus governos de que o dos francos (que eram cristãos). "
O professor Thomas Arnold, historiador e orientalista britânico, comentando sobre uma fonte islâmica, afirma que os cristãos estavam felizes e em paz com o Islã ao ponto de eles "invocarem bênçãos sobre as cabeças dos muçulmanos".
Islã e cooperação inter-racial
Longe de ser uma fonte de conflito racial, o Islã ofereceu um modelo viável de cooperação inter-racial com base em ensinamentos islâmicos. O Alcorão afirma com veemência:
"Oh povo, nós criamos a todos de um único homem e uma única mulher, e fizemos-lhe em raças e tribos, para que vocês reconhecessem um ao outro. Aos olhos de Deus, o mais honrado de você são os mais recordantes dele:. Deus é onisciente, consciente "
O profeta Muhammad (que a paz esteja com ele) deixou claro que o racismo não tem lugar no Islã:
"Toda a humanidade é a partir de Adão e Eva, um árabe não tem superioridade sobre um não-árabe, nem um não-árabe tem qualquer superioridade sobre um árabe; também um branco não tem superioridade sobre um negro, nem um negro tem qualquer superioridade sobre um branco exceto por piedade e boas ações. "
Como Hamilton AR Gibb, o historiador em Orientalismo, declarou:
"Mas o Islã tem ainda um outro serviço a prestar à causa da humanidade. Ergue-se depois de tudo mais perto do verdadeiro Oriente do que a Europa, e possui uma magnífica tradição de compreensão e cooperação inter-racial. Nenhuma outra sociedade tem esse histórico de sucesso unindo em uma igualdade de status, de oportunidade e de empreendimentos tantas e tão diversas raças da humanidade ... Islã ainda tem o poder de conciliar elementos aparentemente irreconciliáveis de raça e tradição. Se alguma vez a oposição das grandes sociedades do Oriente e do Ocidente, fossem ser substituídas pela cooperação, a mediação do Islã é uma condição indispensável. Em suas mãos reside em grande parte, a solução do problema com que a Europa se depara em sua relação com o Leste. Se eles se unirem, a esperança de uma questão pacífica é incomensuravelmente maior. Mas se a Europa, por rejeitar a cooperação do Islã, atira-se nos braços de seus rivais, a questão só pode ser desastrosa para ambos. "
O respeitado historiador AJ Toynbee também confirma:
"A extinção da consciência de raça entre os muçulmanos é uma das mais importantes conquistas do Islã e no mundo contemporâneo há, como acontece, uma necessidade premente para a propagação dessa virtude islâmica ..."
Talvez um dos resumos mais pungentes da grandeza da civilização islâmica estava em um discurso do ex-CEO da Hewlett Packard, Carly Fiorina:
"Era uma vez uma civilização que foi a maior do mundo. Ela foi capaz de criar um super-estado continental que se estendia do oceano para o mar, e de climas do norte para regiões tropicais e desertos. Dentro de seu domínio viveram centenas de milhões de pessoas, de diferentes credos e origens étnicas. Uma de suas línguas se tornou a língua universal de grande parte do mundo, a ponte entre os povos de uma centena de terras. Seus exércitos eram feitos por pessoas de muitas nacionalidades, e sua proteção militar permitiu um grau de paz e prosperidade que nunca tinha sido conhecido.
E esta civilização foi impulsionada mais do que qualquer coisa, por invenções. Seus arquitetos projetaram edifícios que desafiavam a gravidade. Seus matemáticos criaram a álgebra e algoritmos que permitiriam a construção de computadores, bem como a criação de criptografia. Seus médicos examinaram o corpo humano, e descobriram novas curas para doenças. Seus astrônomos olharam para o céu, nomearam as estrelas , e abriram o caminho para viagens e explorações espaciais. Seus escritores criaram milhares de histórias. Histórias de coragem, romance e magia.
Quando outras nações tinham medo de idéias, esta civilização prosperou sobre elas, e os manteve vivas. Quando os censores ameaçaram acabar com o conhecimento de civilizações passadas, esta civilização manteve o conhecimento vivo, e passaram-o para os outros. Enquanto modernas ações da civilização ocidental possui muitas dessas características, a civilização que estou falando foi o mundo islâmico a partir do ano 800 a 1600, que incluiu o Império Otomano e os tribunais de Bagdá, Damasco e Cairo, e governantes iluminados como Suleiman, o Magnífico .
Apesar de estarmos muitas vezes ignorantes a nossa dívida para com esta outra civilização, seus dons são uma parte muito importante do nosso património. A indústria da tecnologia não existiria sem as contribuições dos matemáticos árabes. Líderes como Suleiman contribuíram para nossas noções de tolerância e liderança cívica. E talvez possamos aprender uma lição com o seu exemplo: Foi uma liderança baseada na meritocracia, não na herança. Foi uma liderança que aproveitou todos os recursos de uma população muito diversificada, que incluiu o cristianismo, islamismo e as tradições judaicas. Este tipo de liderança esclarecida - liderança que alimentou a cultura, sustentabilidade, diversidade e coragem -. Conduziram 800 anos de invenção e de prosperidade "
Conclusão
A principal razão que fez com que muçulmanos fossem capazes de alcançar tais sociedades tolerantes e compassivas, foi porque afirmando a Unicidade de Deus, agrada-Lo e adorá-Lo era a base espiritual e moral de suas vidas. Isso proporcionou aterramento moral atemporal, universal e objetivo a alcançar, o que o economista do século XVIII Adam Smith afirmou ser "o primeiro Estado do mundo a ter o grau de tranqüilidade que o cultivo das ciências requer ..."
Espera-se que esta breve visão sobre os valores que sustentam a atividade política islâmica mostre como as ações atribuídas a alguns grupos muçulmanos não estão em conformidade com o Islã normativa. Significativamente esperamos que esta pequena introdução ajude a promover uma perspectiva mais equilibrada no que é islâmico e o que não é.

Nenhum comentário: