Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

RÚSSIA ALERTA DESASTRE NUCLEAR SE SÍRIA FOR ATACADA PELOS EUA



Publicado em 05/09/2013
Rússia Alerta de Desastre Nuclear se a Síria for Atingida.

Um ataque militar contra a Síria poderia levar a uma catástrofe nuclear se um míssil atingisse um reator contendo urânio radioativo. Advertiu um porta-voz do Ministério do Exterior russo. A observação vem como os EUA continuam a empurrar para um ataque militar contra a Síria.

"Se uma ogiva, por projeto ou por acaso, atingir o Mini Reator Fonte de Nêutrons (MNSR), perto de Damasco, as consequências podem ser catastróficas", disse Aleksandr Lukashevich em um comunicado nesta quarta-feira.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia pediu à Agência Internacional de Energia Atômica da ONU (AIEA) para completar uma avaliação de risco, como os EUA continuam a buscar apoio para uma ação militar. Ele pediu que a agência "reaja rapidamente" e realize "uma análise dos riscos associados a possíveis ataques norte-americanos no MNSR e outras instalações na Síria".

Lukashevich afirmou que a região poderia estar em risco de "contaminação por urânio altamente enriquecido e que não seria mais possível contabilizar o material nuclear, a sua segurança e controle". Ele acrescentou que esse material poderia cair em mãos erradas.

A AIEA disse que está ciente da declaração, mas que está à espera de um pedido formal pedindo a agência para completar uma avaliação de risco. "Vamos considerar as questões levantadas se recebermos esse pedido", disse um porta-voz da AIEA, segundo a Reuters.

A agência disse em relatório aos Estados Unidos na semana passada que a Síria havia declarado que havia uma "pequena quantidade de material nuclear" no MNSR, um tipo de reator de pesquisa geralmente alimentada por urânio altamente enriquecido.

Embora este tipo de reator não contenha uma grande quantidade de material nuclear, seria o suficiente para causar "um sério perigo de radiação local" se o reator for atingido, Mark Hibbs, um especialista nuclear do Fundo Carnegie para a Paz Internacional, disse à Reuters.

A Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos votou na quarta-feira por aprovar o plano do presidente Obama para atacar a Síria em retaliação contra o suposto uso de armas químicas pelo regime do presidente Bashar Assad.

O Congresso deve aprovar o pedido do presidente, assim os EUA poderiam em breve iniciar um ataque limitado sobre a Síria.

Por outro lado, Moscou precisa de provas convincentes - e não boatos - de especialistas da ONU que armas químicas foram usadas na Síria, disse o presidente russo, Vladimir Putin, em entrevista à AP e Canal 1 nesta terça-feira.

"Nós acreditamos que, no mínimo, devemos aguardar os resultados da comissão de inspeção da ONU na Síria", disse Putin. Ele acrescentou que até o momento não há informações sobre exatamente que agente químico foi usado no ataque no subúrbio de Damasco, ou quem estava por trás disso.

Website rt.com. Moscou, Rússia. Quinta-feira, 5 de setembro de 2013. Produzido por Dialplus.

Nenhum comentário: