Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

sábado, 26 de março de 2011

SOBRE A LÍBIA SOCIALISTA DE AL-GATHAFI

Colocarei AQUI um pouco do que achei sobre a LÍBIA que , ATUALMENTE, está sendo BOMBARDEADA, INVADIDA  pelos EUA e aliados.




Continente: África

Nome Completo: Grande Jamahirya Popular Socialista da Líbia

Localização: África Setentrional

Coordenadas: 25 00 N, 17 00 E

Limites: Países limítrofes: Argélia, Chade, Egito, Níger, Sudão, Tunísia

Capital: Trípoli

Vida: 75,86 anos

Idiomas: Árabe (oficial), Italiano

Religiões: Islamismo Sunita 97%, Outras 3%

Situada no norte da África, a Líbia é um país desértico, sem rios permanentes, com clima quente e seco. A maioria da população (90%) vive na costa do mar Mediterrâneo, única região que recebe chuva. O litoral abriga a capital, Trípoli, e ruínas de antigas ocupações grega e romana, algumas declaradas patrimônios da humanidade. O restante do território é praticamente inabitado, existindo apenas algumas comunidades ao redor de oásis.

O país dispõe de GRANDES RESERVAS DE PETRÓLEO - base da economia.

O padrão de vida de sua população é UM DOS MELHORES DA ÁFRICA: o país possui o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente, segundo relatório da ONU de 1998.

“O governo dispõe de arquivos e investigações sobre os líderes [das manifestações de protestos contra o governo]”, afirmou o presidente líbio. De acordo com ele, o “Ocidente mercenário” incita os jovens líbios a movimentos contra o governo. No entanto, Khadafi disse dispor de dados que comprovam o desenvolvimento da Líbia na agricultura e no comércio.

Presidente da Líbia diz que fica no poder e que protestos vêm de grupos pequenos influenciados pelos Estados Unidos

Kadafi descreveu os atos de vandalismo e desordem:

Penso que devemos publicar todos os fatos sobre a Líbia, porque, no exterior, ao invés de transmitirem a VERDADE, recorre-se a CANAIS SUJOS que querem RECUPERAR o que perderam. Organizações da sociedade civil e conspiração com o exterior são coisas muito diferentes. Já se viu alguém decente envolvido nesse processo? Nunca.

“Aqui e ali um pequeno grupo, ENCHARCADO PELA BEBIDA que lhes deram, invadiu delegacias de polícia; como ratos, atacaram quartéis sem tropas – como não estamos em estado de guerra, elas estavam trabalhando em nossos armazéns e acampamentos. Estávamos em segurança e paz, e se aproveitaram dessa PAZ eSEGURANÇA para atacar tribunais e queimar os processos de seus crimes, e os postos de polícia onde corriam os inquéritos. Esses bandos, essas gangues, não representam nada, nem a milionésima parte do povo líbio. Querem cortar a eletricidade, a água, e explodir os poços de petróleo. Querem destruir o que nós construímos – e como nos esforçamos para construí-lo!”.

Kadafi conclama o povo a uma Marcha Sagrada em defesa da Nação:


“Querem tirar o nosso petróleo, nossa liberdade, destruir a Líbia”
"Querem impor o colonialismo, quando 90% do petróleo ia para empresas americanas. Agora, 90% fica com o país e 10% para as empresas", alertou o líder líbio.

A Líbia "TODA" não foi INVADIDA por terroristas. Quem disse que foi TODA?

A mídia diz que está TUDO TOMADO, que estão invadindo e ocupando com ARMAS nas mãos, depredando, causando o CAOS, matando-se uns aos outros, ensandecidos.

“Querem que os EUA façam na Líbia o que fizeram no Afeganistão, na Somália, no Paquistão, no Iraque. Querem impor a nós o colonialismo, mas nosso país não será um novo Afeganistão. Sou um lutador das tendas, um revolucionário. Não é possível interromper a marcha da revolução com subornos a um punhado de ratos que saltam de rua em rua na escuridão. Quem são esses ratos? Quem lhes pagou o preço? A inteligência estrangeira”. -palavras de KADAFI.

Desde quando os EUA podem dar lições de democracia a outro país?

Desde que “democratizaram” o Iraque?

Desde quando a democracia de fancaria dos EUA, onde até as eleições tornaram-se de difícil acesso ao povo, onde nem horário eleitoral gratuito existe, onde dois ou três bancos e monopólios mandam e desmandam, e onde se dá golpes de Estado via Corte Suprema, é modelo de democracia?

Todo país tem direito a ter a sua democracia. A da Líbia é mil vezes mais verdadeira do que a dos EUA. Aliás, é até algo exagerada, ao recorrer diretamente à população, sem a mediação de nenhum partido:

“Eu e os Oficiais Livres [que lideraram a Revolução] não temos qualquer cargo. Deixamos o poder ao povo líbio, aos Congressos do Povo e aos comitês populares, que são o povo líbio. Meus colegas e eu já não somos responsáveis por qualquer coisa, exceto pegar em armas para lutar pela Líbia. Nós deixamos ao povo o Estado e o dinheiro do petróleo. Eu apoio o poder do povo e exorto o povo líbio a formar, na base, cada vez mais órgãos de poder. Nós queremos que o povo líbio assuma todo o controle da Líbia. A revolução é a consciência popular, o trabalho de construção, o respeito ao Poder Popular, aos congressos e comitês populares. Por isso ela é uma Revolução Popular. Apenas insisto que o petróleo da Líbia deve ser do povo líbio”.

Abertura da economia da Líbia atrai brasileiros


Notícia de 26/01/2009 - 20:33



Agência Brasil

Pelo menos 200 brasileiros vivem hoje na Líbia. A maioria, segundo a Embaixada do Brasil no país, chegou nos últimos cinco anos, após o fim do embargo da Organização das Nações Unidas (ONU) para trabalhar em obras públicas que estão sendo feitas pela construtora brasileira Odebrecht. Há também mulheres brasileiras casadas com homens líbios e que já moram no país há vários anos.

"Estou em Trípoli há cerca de sete meses, e a distância do Brasil ainda assusta um pouco. Mas o trabalho consome parte do meu dia. A experiência está sendo boa, porque há pessoas de várias nacionalidades que estão na Líbia pelo mesmo motivo. Sabemos das restrições por causa da religião e procuramos manter a discrição", disse Perla Lima, que trabalha no setor de Relações Institucionais da construtora Odebrecht na Líbia.

Localizada ao norte do continente africano e separada da Europa pelo mar Mediterrâneo, a Líbia tem os costumes e a cultura árabe A religião predominante é muçulmana, que, dentre as restrições, está a ingestão de carne suína e de bebida alcoólica. A cada 150 metros, na capital Trípoli, há uma Mesquita, onde rezam diariamente centenas de pessoas.

As mulheres seguem a tradição e nas ruas e em ambientes fechados usam lenços para cobrir a cabeça e vestidos longos. As calças compridas não devem marcar as curvas femininas e a burka, o traje muçulmano que deixa apenas os olhos de fora, é usada por muitas delas.

Na capital, as lojas comerciais de roupas, calçados, brinquedos e de artigos para o lar se concentram no mercado popular Al Mouchire, dentro das antigas muralhas que formam a cidade histórica.

O conglomerado lembra as ruas da SAARA (Sociedade de Amigos e Adjacências da rua da Alfândega), no Rio de Janeiro, o maior centro comercial de rua na cidade iniciado por comerciantes árabes que se foram morar na cidade. Ali, o ofício passa de pai para filho, como no caso dos ourives e batedores de prata. Estes últimos ocupam um corredor inteiro do mercado e o barulho do martelo modelando a chapa de prata ou de cobre pode ser ouvido de longe.

Artesanalmente, os batedores fazem objetos para decoração, quadros e utensílios para cozinha. Fazemos as peças e vendemos no próprio mercado. Algumas já exportamos para o sul da África, Espanha e Itália, disse Angard El Soudi, de 28 anos e que trabalha com o pai. O preço, segundo ele, depende do peso e do tempo que eles levam para fazer a peça.

Em outro ponto do mercado, Adnan Mohra, comerciante de tapetes e souvenirs, tem a loja constantemente cheia. Segundo ele, são turistas que agora visitam Trípoli com mais freqüência. "As vendas aumentaram nos últimos anos e vemos por aqui pessoas de várias nacionalidades que gostam do nosso artesanato e principalmente dasjóias de ouro feitas por nossos ourives", completou.




http://outraolhadela.blogspot.com/2007/08/libia-e-as-suas-gentes-opinio-mal.html

Quarta-feira, 22 de Agosto de 2007
A Libia e as suas gentes – opinião mal informada?

Libia, Marrocos, Mauritânia, Tunisia e Argelia partilham o sahara e estão unidos no que se designa o magreb, que se refere a região ocupada por estes paises do norte de africa. Porem, este contexto geografico mediterrâneo por vezes aproxima-os mais da europa que do resto do continente africano, apesar de, na verdade, eles apenas se encontarem unidos uns com os outros. Sabe-se que a Libia tem relacões comerciais com o velho continente desde tempos anteriores aos romanos que, aliás, chegaram a fundar por aqui cidades cujas ruinas se encontram ainda bem conservadas, como e o caso de Leptis Magna, situada junto ao mar apenas a umas dezenas de quilometros de Tripoli. Ja nesse tempo remoto se conhecia a existência do petra oleum, o oleo que jorra da rocha, então substituido em importância pelos escravos e o marfim. Esta ligação a Roma foi restabelecida séculos mais tarde, nos tempos do colonialismo italiano, a semelhanca dos outros vizinhos magreb com o extinto império francês.

No entanto, existem diferenças marcantes entre estes paises, que extrapolam a origem do antigo invasor europeu. Enquanto que a Libia possui um sub-solo rico em petróleo, Tunisia e Argelia extraem menores dividendos desde precioso liquido, assumindo no entanto um importante papel na extracção e canalização do gas natural que e comodamente queimado pelos fogoes de uma boa parte da europa. As grandes canalizaçoes passam por baixo do mediterrâneo em direcção a Espanha e a Itália, seguindo depois via terrestre para outros paises. A Mauritânia tem uma importante produção de minerio de ferro mas, tal como Marrocos, aparentemente não foi abençoada com as mais valias do combustivel fóssil. Dai este ultimo talvez ter apostado mais recentemente no turismo, uma outra fonte de rendimentos, que tambem ja despertou interesse na Tunisia e Argelia, onde o turista tem a possibilidade de viver a aventura do sahara em hoteis e excursões. A Libia encontra-se mais fechada ao ocidente. Os estrangeiros que por aqui se encontram são na sua esmagadora maioria pessoal técnico ou administrativo que representa empresas ou interesses forasteiros. São portanto o mal necessario à exportacão da riqueza nacional. Sem ilusões, aqui vive-se do petróleo. Dizem-me que nos ultimos anos se acentua uma tendência para a abertura ao ocidente...

Como não sou um conhecedor profundo do magreb realmente não tenho grande margem para comentários mas, ainda assim, o tempo que ja passei na Libia da-me um certo crédito. Aparentemente, e ao contrário do que se passa nestes paises vizinhos, na Libia parece viver-se sem grandes preocupações. Não posso dizer que tenha visto gente realmente pobre e que as infra-estruturas não estejam a ser melhoradas. O clima geral é aliás de contentamento. No entanto, há algo que parece... errado. Consta que o actual governo quase que assume a satisfação das principais necessidades dos seus habitantes e, por isso, é-me dito que estes não precisam de trabalhar muito para ter uma vida razoável. Se calhar a atitude desplicente e diletante que vejo nas pessoas também vem daqui. A vida de muitos parece ser feita nos cafés à conversa. Todos tem televisão por satélite e bebem coca-cola mas parece tudo um pouco ilusório. Ė como se tentassem copiar alguns hábitos mas sem saberem exactamente o porque deles existirem e simplesmente tomam por certo o que já viram alguém fazer. Sem ser crítico quanto a sua fé, parece-me que também aqui há algo mal interpretado. Em Tripoli é possível acordar às quatro da manhã e pensar que raio se passa com esta gente que é convocada para rezar a estas horas por sacerdotes de megafone em riste no topo das mesquitas. Como este chamamento há outros quatro durante o dia. À partida isto até revela carácter e dedicação, que só pode merecer o meu imenso respeito. Ou pelo menos foi esse o meu primeiro pensamento. Depois comecei a associar isso ao facto de encontrar as pessoas meio ensonadas durante o dia e a dormitar depois de almoço. Outro facto interessante: durante o ramadão e proibido comer enquanto há luz do sol, o que acaba por se traduzir em completos excessos de sobrealimentação nocturna ou, indo mais longe, em periodos de engorda quando a ideia original me parece que fosse um pouco diferente. Há assim uma série de contradições e equivocos bem marcados nesta terra de abundãncia. Se calhar há a mais.

Muitas casas, antigas ou recentes, são envolvidas em altos muros que muitas vezes ficam em tijolo nu, dando-lhe um aspecto de bunker. A gasolina é queimada a cerca de 0.15 euro/L por isso o carro e usado para qualquer deslocacão e acima dos limites de velocidade. Não os legais mas os de segurança do veiculo. Isto deixa antever que a preocupação acerca da integridade do veiculo não representa um problema e explica o porquê de ser dificil encontrar um que não esteja todo amassado. A recolha de lixo não é regular. Há sacos de plástico a voar na cidade e no deserto onde, por vezes, representam o único movimento até onde o nosso olhar alcança. Na retina de um ocidental ficam retidos estes e outros detalhes que reflectem uma grande falta do nosso civismo e da nossa pro-actividade.
Claro que não me cabe a mim julgar esta passividade em relação ao presente e ao futuro e há que saber ver de onde foi tudo isto herdado. São séculos de história e tradições. Mas será que é mesmo assim? No passado o petróleo não tinha o valor que tem hoje e a vida de certeza que era bem mais dura. E quando o dito acabar...?

COMO É A VIDA NA LÍBIA
 
Aparentemente, e ao contrário do que se passa nos paises vizinhos, na Libia parece viver-se sem grandes preocupações. Não posso dizer que tenha visto gente realmente pobre e que as infra-estruturas não estejam a ser melhoradas. O clima geral é aliás de contentamento. No entanto, há algo que parece... errado. Consta que o actual governo quase que assume a satisfação das principais necessidades dos seus habitantes e, por isso, é-me dito que estes não precisam de trabalhar muito para ter uma vida razoável. Se calhar a atitude desplicente e diletante que vejo nas pessoas também vem daqui. A vida de muitos parece ser feita nos cafés à conversa. Todos tem televisão por satélite e bebem coca-cola mas parece tudo um pouco ilusório. Ė como se tentassem copiar alguns hábitos mas sem saberem exactamente o porque deles existirem e simplesmente tomam por certo o que já viram alguém fazer. Sem ser crítico quanto a sua fé, parece-me que também aqui há algo mal interpretado. Em Tripoli é possível acordar às quatro da manhã e pensar que raio se passa com esta gente que é convocada para rezar a estas horas por sacerdotes de megafone em riste no topo das mesquitas. Como este chamamento há outros quatro durante o dia. À partida isto até revela carácter e dedicação, que só pode merecer o meu imenso respeito. Ou pelo menos foi esse o meu primeiro pensamento. Depois comecei a associar isso ao facto de encontrar as pessoas meio ensonadas durante o dia e a dormitar depois de almoço. Outro facto interessante: durante o ramadão e proibido comer enquanto há luz do sol, o que acaba por se traduzir em completos excessos de sobrealimentação nocturna ou, indo mais longe, em periodos de engorda quando a ideia original me parece que fosse um pouco diferente. Há assim uma série de contradições e equivocos bem marcados nesta terra de abundãncia. Se calhar há a mais.

Muitas casas, antigas ou recentes, são envolvidas em altos muros que muitas vezes ficam em tijolo nu, dando-lhe um aspecto de bunker. A gasolina é queimada a cerca de 0.15 euro/L por isso o carro e usado para qualquer deslocacão e acima dos limites de velocidade. Não os legais mas os de segurança do veiculo. Isto deixa antever que a preocupação acerca da integridade do veiculo não representa um problema e explica o porquê de ser dificil encontrar um que não esteja todo amassado. A recolha de lixo não é regular. Há sacos de plástico a voar na cidade e no deserto onde, por vezes, representam o único movimento até onde o nosso olhar alcança. Na retina de um ocidental ficam retidos estes e outros detalhes que reflectem uma grande falta do nosso civismo e da nossa pro-actividade.


FOTOS E COMENTÁRIOS ADICIONAIS - MESMO AUTOR DO TEXTO ACIMA:

Fonte(s):



Dilma sobre a Líbia: chega de bomba!
Comente.


Saiu no Blog do Planalto:

Itamaraty divulga nota à imprensa sobre situação na Líbia

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou nota à imprensa, na noite desta segunda-feira (21/3), onde se manifesta sobre a situação na Líbia. O Itamaraty diz que o governo brasileiro lamenta “a perda de vidas decorrente do conflito no país” e “manifesta expectativa de que seja implementado um cessar-fogo efetivo o mais breve possível”.

Leia abaixo a íntegra da nota à imprensa.

Ministério das Relações Exteriores
Assessoria de Imprensa do Gabinete

Nota à Imprensa nº 120
21 de março de 2011

Situação na Líbia

Ao lamentar a perda de vidas decorrente do conflito no país, o Governo brasileiro manifesta expectativa de que seja implementado um cessar-fogo efetivo no mais breve prazo possível, capaz de garantir a proteção da população civil, e criar condições para o encaminhamento da crise pelo diálogo.

O Brasil reitera sua solidariedade com o povo líbio na busca de uma maior participação na definição do futuro político do país, em ambiente de proteção dos direitos humanos.

O Governo brasileiro reafirma seu apoio aos esforços do Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Abdelilah Al Khatib, e do Comitê ad hoc de Alto Nível estabelecido pela União Africana na busca de solução negociada e duradoura para a crise.

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta


Ninguém deve acreditar que a intervenção militar na Líbia pela Grã-Bretanha, França e os EUA vão levar o país à democracia e à liberdade.
• A guerra aérea agora é sobre o controle do petróleo e para garantir interesses ocidentais, e não apoiar a democracia.

• Os regimes reacionários do mundo árabe foram apoiado por décadas pelas potências ocidentais. Agora, eles se fazem de anjos incólumes defensores da democracia, coisa que nunca apoiaram.

Dois anos atrás, Hillary Clinton saudou o filho de Kadafi no Departamento de Estado dos EUA, e disse:

"Valorizamos profundamente as relações entre os Estados Unidos e a Líbia. Temos muitas oportunidades de aprofundar e alargar a nossa cooperação e estou muito ansiosa para a construção desse relacionamento."

Os EUA são extremamente hipócritas.

• A guerra líbia é apoiado por países como o Catar e os Emirados Árabes Unidos - que enviaram suas forças para agir ao lado da Arábia Saudita e esmagar a resistência na ditadura no Bahrein (aliada dos EUA). A quinta frota dos EUA está ancorada no Bahrein CONTRA a revolução do povo e a favor do ditador - e a matança continua.

• Os EUA e a Grã-Bretanha, que agora pagam de amiguinhos da democracia, estão envolvidos no assassinato em massa no Iraque e no Afeganistão. Só na quinta-feira um drone dos EUA matou 38 pessoas no Waziristão, no Paquistão.

http://www.guardian.co.uk/commentisfree/

• Os EUA e a Grã-Bretanha dão muita importância ao fato de a Liga Árabe apoiar ataques aéreos. Mas a Liga Árabe está recheada de regimes que estão lutando contra seu próprio povo nas ruas: A Argélia, Bahrein, Jordânia, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Iêmen. Estes países não são amigos da democracia mas os EUA apoiam os ditadores.

• O governo francês, que agora ameaça a Líbia, apoiou o ditador da Tunísia (Ben Ali) até o fim.

• A guerra contra a Líbia irá agravar ainda mais os problemas. Se os ataques aéreos não derrubarem o Kadafi, então o argumento de aumentar as tropas irá se solidficar. A intervenção poderia levar à divisão da Líbia e a criação de um enclave apoiado OTAN. Será um posto avançado do imperialismo e poderia ser usado para deter um maior desenvolvimento do processo revolucionário no Egito e em outros lugares.
• A intervenção militar ocidental permitirá a Kadafi a pose de "anti-imperialista". Isso pode ajudar a fortalecê-lo.

• Lógico que queremos que o regime de Kadhafi caia. Mas a única maneira eficaz para eliminar Kadafi e para quebrar as forças armadas da Líbia de acordo com os interesse dos trabalhadores e das massas é o desenvolvimento do processo de revolução em todo o mundo árabe - na Tunísia, Egito, Líbia e outros países. Isso não é uma idéia abstrata. Os movimentos gloriosos que derrubaram Ben Ali, Mubarak e continuaram a exigir novas mudanças políticas e sociais não precisaram de intervenção.

• Não houve qualquer conversa sobre intervenção militar no caso do Egito. Mubarak ordenou a seus militares que massacrassem as multidões de manifestantes, mas foi apenas graças à rebeldia heróica do povo que um banho de sangue foi evitado.
Civis em Bahrein estão sendo mortos pelo rei de forças armadas de formas abomináveis. Multidões de manifestantes iemenitas estão sendo mortos por franco-atiradores. Civis sírios estão sendo ceifados pelas forças governamentais. Mas ninguém fala de intervenção nesses países. Então porque é que a Líbia sendo invadida? A explicação óbvia: é o petróleo.

http://www.youtube.com/watch?v=D9W_-0uGN

http://www.morningstaronline.co.uk/index

http://www.youtube.com/verify_controvers

• Líbia comanda a nona maior reserva de petróleo do mundo, o ouro negro é lucrativo na Líbia e extremamente barato. E por causa de sua posição geográfica, o óleo é muito próximo aos mercados europeus, isso explica também a seriedade com a qual a Grã-Bretanha e a França têm prosseguido a intervenção. Em um momento de crise e incerteza econômica em todo o sistema capitalista ocidental, uma fonte confiável e consistente de petróleo seria uma dádiva de Deus. Bahrain também tem uma grande indústria de petróleo, mas 40% da Companhia Nacional de Petróleo de Bahrein é de propriedade da empresa norte-americana Caltex.

• OS LÍBIOS NÃO QUEREM INTERVENÇÃO MILITAR. Isso foi provado: Grã-Bretanha enviou uma unidade SAS na Líbia para "ajuda" dos rebeldes. Os rebeldes mandaram de volta, deixando claro que eles não exigem nem o desejam a ajuda do Ocidente.

http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-e

• MUITOS REBELDES ESTÃO INDO PARA O LESTE DA LÍBIA COM O ÚNICO PROPÓSITO DE MATAR SOLDADOS AMERICANOS:

http://leninology.blogspot.com/2011/03/l

Fonte(s):

O GOVERNO DOS EUA DIZ QUE ESTÁ FALIDO PARA OS POBRES QUE VIVEM LÁ, MAS PARA FAZER MAIS UMA GUERRA ESTÚPIDA ELES ARRUMAM RAPIDINHO MAIS DE US$ 100 MILHÕES POR DIA.

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR:

A AÇÃO MILITAR ESTÁ EM CURSO PARA PROTEGER CIVIS OU PARA DERRUBAR KADAFI?

QUEM SÃO OS REBELDES? SÃO DO POVO?

MAS NÃO ERAM ATÉ OUTRO DIA MEMBROS DO EXÉRCITO DO ATIRADOR?

Quando é que a ONU vai aprovar o bombardeamento de Israel que sempre desrespeita suas resoluções?

NO TO MILITARY INTERVENTION! STOP THE WAR, OBAMA!

VICTORY TO THE ARAB REVOLUTIONS!

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=ApIK_flRSWYkCIlbFoYrgJ3x6gt.;_ylv=3?qid=20110322085723AAf3Myu

Como pode ser chamado de ditador 1 líder que derrubou 1 monarquia corrupta, modernizou o país, conquistou...?




José Gil, no Pravda.ru

Kadafi sempre apoiou os movimentos revolucionários em todo o mundo.Quando a mídia - a serviço dos EUA - elogiava o regimede apartheidna África do Sul, Kadafi treinava jovens na Líbia e os mandava de volta com os melhores armamentos, para conquistar a liberdade na África do Sul.

De repente a imprensa passou a atacar diariamente o líder Muamar Kadafi, a destilar ódio, difundir mentiras, falsificar vídeos para ?provar? os crimes do governo líbio. Aparentemente essa linha jornalística foi causada pelos levantes populares na Argélia, Tunísia, Iêmen e Egito. Na verdade, trata-se de mais uma estratégia terrorista do governo dos Estados Unidos da América para recuperar influência no mundo árabe. No Egito caiu o governo de confiança dos EUA. Mubarak não passava de um agente dos interesses norte-americanos e israelenses na região. Com a queda de Mubarak navios iranianos passaram a circular nas proximidades de Israel, causando mal estar e revolta nos meios diplomáticos subservientes ao imperialismo e ao sionismo.

Após perder o Egito, o governo dos Estados Unidos tenta dividir e enfraquecer a Líbia, e neste sentido recebe o apoio dos partidários de Bin Laden, milhares de refugiados egípcios que ao longo dos anos se refugiaram no leste da Líbia, fugindo da repressão no Egito. Após os egípcios vieram os argelinos, tunisianos e somalis, seguidores da Al Qaeda. Desfrutaram da hospitalidade dos líbios e em seguida os apunhalaram pelas costas, deflagrando uma revolta que fez dezenas de vítimas, através de sabotagens, terrorismo e destruição de bens públicos.

Mas quem é esse Kadafi que a mídia, de repente, passou a atacar de todas as formas, e até de forma covarde? Kadafi liderou uma revolução para derrubar o rei Ídris, um fantoche dos interesses italianos e norte-americanos na região. Na época, a maior base militar dos Estados Unidos no exterior estava na Líbia, e Kadafi e seus partidários cercaram a base e deram prazo de 24 horas para todos os estrangeiros invasores deixarem o país.

No poder, Kadafi não fez como os monarcas árabes, não construiu palácios com peças em ouro, não comprou iates luxuosos nem coleções de carros importados. Dedicou-se a reconstruir o país, garantindo melhores condições de vida para o povo. Hoje Kadafi não é presidente nem primeiro ministro da Líbia, mas a mídia quer que ele renuncie ao cargo que não existe.

As mentiras da mídia não conseguem esconder que Kadafi apoiou as lutas dos povos por libertação na Nicarágua, Cuba, Angola, Moçambique, África do Sul e muitos outros países, auxiliando concretamente os povos que lutavam por libertação. Na prática, Kadafi sempre foi um benfeitor da humanidade, mas para a mídia mercenária, benfeitor é aquele que cria guerras em busca de lucros para a indústria bélica ou para dominar o mundo, como foram as guerras criadas pelos Estados Unidos na Coreia, Vietnã, Iraque, Palestina, Afeganistão, El Salvador, Nicarágua e muitos outros países.

Essas fofocas ridículas de riquezas e costumes estranhos sempre foram exploradas pela mídia; foi assim com Sadam Hussein, Yasser Arafat, Fidel Castro, Ahmadinejad, Hugo Chávez e etc. Basta ser um governante sério que não se ajoelha e não se acovarda perante os Estados Unidos para ser avacalhado pela mídia mercenária.

Outro fato que a mídia não consegue falsificar é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) aferido por técnicos das Nações Unidas. Esses dados apontam, por exemplo, que a Líbia tinha, em 1970, uma situação pouco pior que a do Brasil (IDH de 0,541, contra 0,551 do brasileiro). O índice líbio superou o brasileiro anos depois e, em 2008, estava bem à frente: 0,810 (43º no ranking), contra 0,764 (59º no ranking). Todos os três sub-índices que compõem o IDH são maiores no país africano: renda, longevidade e educação.

No IDH reformulado a diferença se mantém. A Líbia é a 53ª no ranking (0,755) e o Brasil, 73º (0,699). A Líbia é o país com melhor IDH da África. Portanto, tem a melhor distribuição de renda, tem saúde e educação pública gratuitas. E quase 10% dos estudantes líbios recebem bolsas para estudar em países estrangeiros.

Que ditadura é esta? Uma ditadura jamais permitiria esse tipo de política em benefício do povo. .

Detalhes Adicionais

Como pode ser chamado de ditador um líder que derrubou uma monarquia corrupta, modernizou o país, conquistou o melhor IDH da África, aplicou a democracia direta no sistema de governo?

Na Íntegra:

www.outroladodanoticia.com.br/inicial/1

Ronis, você não leu.... http://www.outroladodanoticia.com.br/ini

Vou legar-vos 1 livro proibido em Brasil.

O Livro Verde de a-lgathafi, p/ o idioma português a grafia é 'algthafi' (essa palavra não é 1 last name, é o nome da tribo a qual pertence o beduíno Muhammed líder da revolução que devolveu o país Líbia p/ os líbios)

http://translate.google.com.br/translate

Sou muslimah shiia oriental e sou fanática por política como todo shiia ,mas confesso que geopolítica do Próximo Oriente é o meu 'forte', isto é, eu sei o que acontece porque estou no lugar onde a História está acontecendo, antes de ser manipulada e colocada em livros didáticos. Estou observando o desenrolar dos acontecimentos, porque o shiia é antes de tudo 1 observador. Observar p/ melhor manipular os líderes e os acontecimentos..

a-lgathafi usou o 4º poder p/ livrar o seu povo do jugo estrangeiro escravagista e p/ dar ao seu povo 1 país lindo e desenvolvido. Ele manipulou poderosos, manipulou os donos do mundo árabe, ninguém diz que ele é sunita, pois que a arte de manipular com sucesso é persa.

Você sabe o que significa ser beduíno? É ser livre... a-lgathafi abriu mão da liberdade pessoal, acorrentou-se a 1 povo, ao seu povo.Poucos são capazes disso.
Antonius, meu caro, gosto de suas reflexões, mas.... porque então não combates a ditadura brasiliana? excesso de flúor na água...

MANO ZL.
O motivo tem 1 nome: Nubian Aquifer. 2 milhões de km² de água bem embaixo da Líbia.

Também não contaram que a UNESCO e afins internacionalizou a Bacia do rio Jordão com seus inúmeros pequenos aquiferos. O Nubian Aquifer é 10x maior que Jordan, é a maior reserva subterrânea de água doce do Norte africano. Eles lutam por água.

Ah Ronis,
Stalin era judeu russo, não árabe islâmico.


A diferença é que governante islâmico segue as regras e protege seu povo ..

em meu mundo política e religião se completam

Ok, Stalin era edomita; os edomitas atualmente, por política de solo, autodenominam-se judeus sefaradis, qdº todos sabem que nunca existiu 1 país chamado Judéia. A Judéia era 1 base romana.

Nada pessoal, amo os judeos iranianos....sou iraniana por nascimento e ariana por etnia É que os judeos não nasceram p/ governar 'a tribo' porque não têm a Lei milenar. Eles nunca serão 'pai' de seu povo. Vide Israel séculos 20/21 da EC. O islam sempre manteve os judeus à sua sombra protetora, mas não os polacos sionistas, askenazys, estes nunca antes de século 19EC estiveram no Próximo Oriente.



"Antes de terminar a jornada no deserto e regressar ao asfalto, paramos em um último lago, Mandara. Ele está quase seco e contem apenas poças salgadas. “É um lago que desaparece. Cada vez que passo por aqui, fico triste ao ver a água diminuir”, diz Ali Mahfud, emocionado.

Para uma cultura que valoriza a água como símbolo da vida, o desaparecimento de um lago representa uma lenta e triste morte. Ali Mahfud suspira e, com entusiasmo, lança a última palavra “Aqui no deserto estamos acostumados com a impermanência das coisas. Tudo muda, tudo passa. Como o vento e a areia.”

http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2011/02/14/libia-oasis-e-lagos-trazem-vida-ao-mar-de-areia-de-ubari/




Nenhum comentário: