Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

POR QUE QUEREM DERRUBAR KHADAFI?


Padre Haroldo Coelho

Eis artigo assinado pelo padre Haroldo Coelho e intitulado
 “Por que querem derrubar Khadafi?”
 para este Blog.


O religioso faz defesa veemente de Khadafi, da Líbia.

O caso, na sua avaliação, esconde o interesse pelo petróleo por parte de nações imperialistas.

 Confira :

Para compreendermos o que se passa no mundo árabe, principalmente na Líbia, necessário se faz uma análise da situação geográfica e política daquela região. Não é segredo para ninguém que todas as tensões e tentativas de desestabilização dos países do norte na África e do médio oriente são provocadas pelas riquezas petrolíferas ou, também, pela conquista de territórios estratégicos no jogo de influência das nações imperialistas. Os acordos de Paz entre o Egito e o Estado sionista, só serviram aos interesses imperialistas e em detrimento do povo palestino. Praticamente, o Povo Palestino ficou sem defesa e entregue aos ataques de Israel.

A situação da Líbia exige uma atenção especial, pois devemos ter em consideração a particularidade de sua História. Até a segunda guerra mundial o território da Líbia foi ocupado e explorado pelas nações estrangeiras. Só a partir 1944, o rei Idris I volta do exílio e assume o controle formal do governo. A Líbia é transformada em protetorado inglês, mas, mesmo conquistando a independência, o país não se torna independente, pois o rei Idris I não passava de um fantoche das nações estrangeiras. Com a descoberta de importantes jazidas de petróleo, em 1959, a Líbia muda totalmente de fisionomia econômica, política e social.

A revolução de 1969, liderada pelo coronel Muamar Khadafi, marcou profundamente o país.

As riquezas provindas do “Ouro Negro” são aplicadas rigorosamente em beneficio do povo.

A revolução garantiu as necessidades básicas humanas como a educação, cultura, saúde e emprego.

 Estas conquistas são intocáveis.

 Na Líbia não há ditadura.

Constatamos pessoalmente a democracia direta. Nenhuma decisão séria em que toca a administração do país, não se concretiza sem a discussão nos comitês populares, nos seus vários níveis.

 Se isto não é democracia, não sei o que é democracia.

Na Líbia se vive o mais puro socialismo da história.

 Nenhum militante da revolução da Líbia saiu de seu país para bombardear ou sabotar outra nação. Bem pelo contrário, os avios do império bombardearam Bengazi e Trípoli, pois por um milagre não conseguiram seu criminoso intento de acabar com Khadafi.

Os países capitalistas não se conformam com a revolução que colocou as riquezas do petróleo a serviço do povo da Líbia.

Daí repito, a onda de desestabilização contra a revolução que, antes de ser de Khadafi, pertence ao povo livre da Líbia.

Padre Harodo Coelho
Militante do PSOL.

Eliomar de Lima

Nenhum comentário: