Antes de tudo, um forte abraço, em amor à História e à Verdade...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O PODER DA PALAVRA, A FORÇA DO AMOR E O DIREITO DE JUSTIÇA

Os EUA declararam guerra ao mundo. Julgam-se no direito de praticar genocídios e roubos impunemente, a sua história assim o prova. A invasão do Afeganistão e do Iraque são seus mais recentes crimes.Cumpre a nós resistir-lhes com a mais letal das armas: a palavra.
Comunidade no Orkut - Resistência ao Imperialismo - http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpn&cmm=28635967

O DIREITO e a FORÇA



Buscais o direito da força.
E, entretanto, melhor vos seria procurar a força do direito. Porque a tempestade que ruge é de pronto esquecida, tão logo as nuvens brancas voltam a correr tranquilas no céu.
Se é verdade que o bramir insano dos canhões se faz ouvir enquanto dura a batalha, é também verdade que as canções de amor ocupam os vossos corações, desde que o homem caminha sobre a terra.
Inúmeras fortalezas erigiram os tiranos, para apoiar os seus sonhos de poder. E todas elas foram derrubadas pelos próprios homens, assim que a liberdade voltou a reinar.
Por terra, ruíram todos os monumentos que um homem ergueu a si mesmo. E o Taj Mahal ainda hoje perpetua, na beleza das suas linhas, uma história de amor.
Da paz, fazei o vosso caminho
. Pois aquele que não a busca em si mesmo, jamais a encontrará em qualquer filosofia ou credo.
Aprendei a ceder, quando necessário. Pois o homem que vai mais longe não é o que segue sempre em frente, mas o que aprende a contornar os obstáculos do caminho.
Aprendei a conter os vossos ímpetos e a usar as vossas palavras. Pois, embora criadas para que os homens se pudessem entender, são as palavras muitas vezes a causa dos mais sérios desentendimentos.
Aprendei a desculpar-vos. E sabei que só o devereis fazer, quando em vosso coração existir a certeza do erro cometido. Aquele que falsamente se desculpa, abrigará em seu coração a vergonha de se haver humilhado.
Aprendei a perdoar. E buscai fazê-lo com toda a vossa alma, onde nenhum resto de amargura deverá subsistir. Porque o perdão, quando insincero, é apenas o disfarce sob o qual se oculta a ânsia de vingança.
Aprendei a usar o vosso tempo. E não o desperdiceis em projetos mirabolantes, ou lembranças de passadas frustrações. Empregai-o, antes, em descobrir como evitar a repetição de vossos erros.
Deixai, entretanto, que eu vos diga que tudo isto de nada adiantará, se não fordes capazes de abrigar em vós o amor pelo vossos irmãos e o respeito aos seus princípios e às suas idéias.
Porque o amor e o respeito são as bases da convivência. E não pode exigir respeito aquele que não respeita os outros; como não pode aspirar a ser amado aquele que em si não abriga o amor.
Buscai a força do direito. Pois é nela que está a essência do Universo.
A bela foto do Taj Mahal é do site 1000 Imagens.

Nenhum comentário: